O curso técnico – modalidade de nível médio – foi instituído no Brasil no ano de 1906 com o objetivo de suprir uma demanda reprimida e solicitada pela indústria no tocante a uma capacitação profissional qualificada, visando o desenvolvimento e a competitividade do referido setor e da mão-de-obra especializada.
Passados mais de 100 anos da sua criação, os cursos técnicos têm registrado um aumento significativo e quantitativo para a qualificação de profissionais, além de ser um diferencial marcante para os trabalhadores no acirrado mercado de trabalho na atualidade.
É importante ressaltar que a formação técnica está inserida dentre o Ensino Médio e o Ensino Superior, no entanto, é admissível cursar o ensino técnico durante a educação média. Ou seja, o estudante que esteja interessado nesta formação pode ingressar em um curso técnico logo após a finalização do ensino médio
A principal característica desta modalidade de aprendizado é preparar os profissionais para o mercado de trabalho. Para tanto, os cursos técnicos oferecem uma gama de opções, com uma formação em um curto espaço de tempo, que varia de 1 há 2 anos. Neste breve andamento de desenvolvimento qualificado o aluno terá a aquisição de informações técnicas e conhecimentos práticos em uma área específica.
Os Cursos Técnicos fazem parte do Sistema de Ensino Brasileiro e são divididos em TRÊS CATEGORIAS:
- 1 – Curso Técnico Integrado
- 2 – Curso Técnico Externo ou Concomitante
- 3 – CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE OU SUBSEQUENTE
Modalidade oferecida pelo CIEPC.
Para cursar a modalidade Técnico Profissionalizante Subsequente o estudante precisará ter concluído o Ensino Médio para ter o devido ingresso no Curso Técnico da sua escolha.
Dependendo da oferta os Cursos Técnicos também são interessantes para profissionais que já possuem nível superior, tendo em vista que, uma qualificação técnica especializada pode oferecer um upgrade na profissão, requerer um diferencial na área de atuação profissional, além de oportunizar uma maior competitividade no concorrido e enérgico mercado de trabalho em vigência no Brasil e no exterior.
Optar por um curso técnico é otimizar o seu tempo sem deixar de ter uma qualidade de ensino e um atributo no aprendizado. É vislumbrar uma inserção rápida e qualificada no competitivo mercado de trabalho, e, principalmente, por ter uma certificação reconhecida e outorgada pelo Ministério da Educação – MEC.
Objetivando oferecer um diferencial e uma inovação no mercado de trabalho na cidade do Natal e no Estado do RN, por meio da inclusão de cursos técnicos presenciais, o CIEPC – Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Comunicação, irá oferecer DOIS cursos técnicos inéditos e por ano, com a duração de 1 ano cada. Os referidos cursos técnicos serão ministrados por renomeados professores e profissionais brasileiros.